terça-feira, 1 de abril de 2014

Trofeu Brasil de Triathlon - Etapa I Santos.

No dia 23/03 em Santos, aconteceu a primeira etapa do Troféu Brasil de Triathlon de 2014. Para mim seria a estréia no esporte, e não deixaria de ser um prelúdio para o Ironman 70.3 de Foz do Iguaçu. Os preparativos foram os melhores possíveis, a única coisa que não havia sido treinado era o nado no mar.
Fui sem medo, pois durante a minha adolescência em Maceió, praticava Bodyboard então sabia ler as marés. No dia anterior o mar estava tranquilo, mas ele mudou e ficou um pouco agitado.
Após a largada, fiz bastante força para conseguir atravessar a arrebentação, após isso encontrei outro problema, não tem nenhuma referência para o nado, nada de faixa escura no fundo da piscina, bordas ou nado reto, além disso a marola atrapalha bastante o nado. Tinham me alertado sobre a "pancadaria" que acontece durante a natação, mas pelo menos nessa prova sai ileso. No final, terminei a primeira etapa em 17:34. 
Quando saí da Transição para a Bike, senti que tinha feito muita força na água e como não sabia como me comportaria na Bike, resolvi segurar bem o ritmo para não comprometer a corrida.
Na bike foi tudo tranquilo, dosei bem o ritmo, apesar de em alguns trecho perto do Porto, o asfalto estar bem gasto. Consegui terminar em 48:59, cerca de 8 minutos a mais do que estava planejando, mas pelo menos saí bem para a corrida.
Quando calcei os tênis mandei ver, pois sabia que estava em casa e terminei em 26:07. Tinha planejado fazer em 30:00 então foi um saldo bom com tempo total de 1:32:41. Além disso o processo de recuperação foi bem tranquilo, já que fiquei sem dores, graças ao meu Fisioterapeuta Yuri Franco.
Agora é continuar os treinos para tentar encaixar bem a Bike. 
O próximo desafio será a segunda etapa do Troféu Brasil que acontecerá em São Paulo no dia 01/06 e será a última preparação para o Ironman.
Até a próxima.

Running Free!!!






terça-feira, 11 de março de 2014

Agora tenho um Parceiro!!!!

PUBLIEDITORIAL



Não é novidade para ninguém que um dos pilares na minha preparação é a Fisioterapia Desportiva, desde o início do acompanhamento especializado não sofri nenhuma lesão decorrente do volume de treinamentos, mesmo este aumentando consideravelmente nos últimos meses devido à preparação para o Ironman 70.3 de Foz do Iguaçú. 
Atualmente são 14 sessões de treinamento semanais com média de 2 a 3 horas diárias, incluindo Natação, Ciclismo e Corrida, bem como Flexibilidade, Treino de Força e o Treino Funcional.
Até lá, contarei com apoio do GERF para realizar a prova da melhor forma possível.
Este belo trabalho está sendo executado pelo GERF - Fisioterapia e Pilates, na pessoa do Fisioterapeuta Yuri Franco, que por acaso é meu Amigo.
O GERF atualmente realiza o acompanhamento da Seleção Feminina de Futebol (Adulta, Sub 20, Sub 17 e Sub 15), o que garante know-how no acompanhamento em esportes de alto rendimento. 
Além disso, a equipe é composta por profissionais especialistas e com produção e publicação de artigos científicos na área.
Como profissional de saúde sei da importância de se aplicar as melhores evidências científicas no tratamento e lá tenho essa segurança como paciente. 
A enorme diferença entre o gestual de corrida, antes e após o início do acompanhamento com o GERF.
O GERF - Fisioterapia e Pilates Higienópolis fica localizado na Rua Mato Grosso, 128 - Conjuntos 53, 44 e 43. Sao Paulo - SP
Tel: (11) 3641-4163 ou Celular: (11) 99559-5619

Site: www.gerf.com.br

Até a próxima.

Running Free!!!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Chegou a vez do Triathlon?

Olá pessoal, estive um pouco afastado nestes últimos 3 meses e não foi só do blog. Digamos que meu período off-season foi um pouco maior que o "normal".
Após meses parado, resolvi por em prática um plano que estava latente desde o ano passado.
Sempre tive vontade de fazer triathlon, muito espelhado pelo meu Pai, que já tem pelo menos 10 anos de prática e alguns Ironmans nas costas. 
Ano passado, eu e a Wesla fomos assistir o Ironman de Florianópolis e vê-lo competir.
Lá, contagiado pela atmosfera, decidi que praticar triathlon seria um objetivo de vida. Não só realizar o Ironman em si, mas todas as distâncias da modalidade, assim como fiz na Corrida. Dizem que esse é o caminho natural dos corredores.
Este ano, as metas são fazer duas etapas do Troféu Brasil de Triathlon nas distâncias Short (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida) e Olímpico (1,500 m, 40km e 10 km). Além do Troféu Brasil resolvi me inscrever para o Ironman 70.3 de Foz do Iguaçu, que tem 1,900m de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida.
Esta decisão de realizar o Ironman tem fundo passional, mas seria louco em querer realizá-lo se não tivesse lastro esportivo nem acompanhamento profissional (Fisioterapia, Nutrição e Treinador).
Claro que não deixarei de participar de corridas, mas agora as passadas terão como companhia as braçadas e pedaladas.
Até a próxima.

Running Free!!!