domingo, 2 de dezembro de 2012

CorreDORES: Síndrome da Banda Íliotibial



Olá, estou inaugurando esta coluna em homenagem ao grande amigo e parceiro de corrida e profissão Marcus Belda. Ele me procurou falando sobre uma dor na parte lateral do joelho que piorava quando descia escadas ou declives e tinha aparecido após correr por mais de sete dias consecutivos. Falei para ele que parecia ser Síndrome da Banda Íliotibial, pois já havia tido quando comecei a correr. 

Esta síndrome acomete a Banda Íliotibial, que é uma faixa de tecido conjuntivo que vai do quadril até o joelho na parte lateral. A lesão ocorre devido fricções repetitivas deste tecido no Epicôndilo Lateral do fêmur, que é uma saliência óssea, causando inflamação local. 

A síndrome está relacionada a um aumento repentino no volume de treinos, uso de ladeiras e terrenos irregulares e uso de tênis inadequado para o tipo de pisada. 


Porém um fator que pode predispor a lesão é um encurtamento da musculatura dos membros inferiores, bem como fraqueza destes músculos. Isto leva a uma dificuldade de execução harmoniosa do gesto da corrida.


O tratamento desta lesão é baseado no descanso, uso de gelo no local e FISIOTERAPIA, aliás, foi o fator mais importante na época que tive a lesão. Com a melhora dos sintomas, exercícios de alongamento da parte lateral do membro inferior e fortalecimento da musculatura do quadril. O retorno a corrida deve ser gradativo e deve respeitar a planilha.

Até a próxima.

Running Free!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário