quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Boas Festas!

2012 nos seus quilômetros finais, para mim foi um ano de metas e marcas batidas nas corridas, e já faço os planos para o ano que vem. Esse ano não foi só especial em relação as vitórias que contei aqui, mas principalmente devido muitos amigos começarem a correr e outros a treinarem mais. 
Se eu tivesse conseguido convencer apenas uma pessoa a começar a correr, já estaria satisfeito, mas não consegui só isso; Wesla Neves, Daniel Alves, Marcus Belda, Laion Amaral, Thaís Pinheiro, foram alguns que começaram a freqüentar os parques de SP e experimentar o sabor da corrida. Então foi um grande ano! 
Para 2013 os planos são melhorar meus tempos nos 5, 10 e 21 Km,  Correr minha primeira Maratona e participar do Meio Ironman de Brasília. 
Nos 5 Km, pretendo diminuir para 18:50, nos 10 Km, correr entre 40-42 min e fazer os 21 Km em 1:30:00. Para a Maratona e o Meio Ironman, o plano é só completar, o que já é muita coisa, pelo menos para mim.
Outro plano é fazer com que as pessoas que ao longo do ano me falavam que liam o Blog e queriam começar, mas que por algum motivo não conseguiam, iniciar a prática da corrida. Assim como neste ano, se apenas uma delas começar a correr, vou ficar muito satisfeito.
Espero que este ano que está por vir, seja uma ano repleto de realizações, quilômetros percorridos, velocidade e resistência! 
Boas Festas.


Running Free!!!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Circuito Estações Adidas - SP - Etapa Verão

2012 terminando, também se foi a temporada de corridas para mim. No último domingo participei da última etapa do Circuito das Estações Adidas. Comigo estiveram meus novos companheiros Laion Amaral e sua respectiva Thais Pinheiro, que fizeram a prova de 5 km. Eu fiz a de 10 km, fazia parte da planilha base para o próximo ano, que terá uma Maratona e duas Meias. Apesar de ser etapa verão, foi a única etapa que não fez sol. Nessa corrida, resolvi levar a bandeira do meu estado, Alagoas. 
Por ser final de temporada, sabia que o tempo não seria dos melhores, então resolvi não forçar muito. Como na hora da largada estava passando a final do Mundial, fui escutando o jogo ao longo do percurso (que fique claro que não torço pro Corinthians!). Mantendo um ritmo confortável, deu para acelerar no final e terminar os 10 km em 46:44, acho que foi um bom tempo, contando que o percurso é o mais forte que corri aqui em São Paulo.
Apesar de ser período de festas, não irei parar com meus treinos, mas apenas os farei na bela Orla de Maceió com direito a uma água de coco para reidratar, e acreditem isso não é nada mal.
Até a próxima.

Running Free!!!

domingo, 2 de dezembro de 2012

CorreDORES: Síndrome da Banda Íliotibial



Olá, estou inaugurando esta coluna em homenagem ao grande amigo e parceiro de corrida e profissão Marcus Belda. Ele me procurou falando sobre uma dor na parte lateral do joelho que piorava quando descia escadas ou declives e tinha aparecido após correr por mais de sete dias consecutivos. Falei para ele que parecia ser Síndrome da Banda Íliotibial, pois já havia tido quando comecei a correr. 

Esta síndrome acomete a Banda Íliotibial, que é uma faixa de tecido conjuntivo que vai do quadril até o joelho na parte lateral. A lesão ocorre devido fricções repetitivas deste tecido no Epicôndilo Lateral do fêmur, que é uma saliência óssea, causando inflamação local. 

A síndrome está relacionada a um aumento repentino no volume de treinos, uso de ladeiras e terrenos irregulares e uso de tênis inadequado para o tipo de pisada. 


Porém um fator que pode predispor a lesão é um encurtamento da musculatura dos membros inferiores, bem como fraqueza destes músculos. Isto leva a uma dificuldade de execução harmoniosa do gesto da corrida.


O tratamento desta lesão é baseado no descanso, uso de gelo no local e FISIOTERAPIA, aliás, foi o fator mais importante na época que tive a lesão. Com a melhora dos sintomas, exercícios de alongamento da parte lateral do membro inferior e fortalecimento da musculatura do quadril. O retorno a corrida deve ser gradativo e deve respeitar a planilha.

Até a próxima.

Running Free!!!