sábado, 27 de outubro de 2012

Corredores Notáveis: Kathrine Switzer

Quem vê o mercado criado em torno da corrida de rua hoje, nem imagina as restrições feitas as mulheres que queriam correr, e isso foi a menos de 50 anos!. Hoje existem até provas exclusivas para as mulheres, que além da corrida em si, oferecem um day care no dia anterior com massagens, pintura para unhas, cabeleireiros, personal stylist e outros mimos para elas, nessas corridas também há espaço para os homens, um sofá enorme, cheio de companheiros ligados por uma empatia tremenda, lá podemos experimentar várias formas de segurar os brindes que elas ganham, digo isso por experiência própria, mas nós homens casados estamos sujeitos a isso.

Kathrine Switzer foi a primeira mulher a disputar a Maratona de Boston, mas se já não bastasse ter de superar a dureza da prova de 42 km, ela teve de enfrentar outros obstáculos. Na década de 60, nos EUA a corrida era um esporte exclusivo para homens e Kat junto com seu treinador decidiram treinar para a Maratona de Boston de 1967. Kat já tinha participado de forma clandestina da equipe de corrida de sua Universidade e lá conheceu seu treinador Arnie. Na inscrição da prova não havia restrição formal de gênero e ela usou o nome K.V. Switzer. Kat não queria se passar por homem, tanto que foi para a corrida de batom. Ela encontrou apoio de alguns espectadores e corredores, mas aí alguns fotógrafos começaram a gritar: "Uma garota na corrida!" e um dos diretores da prova Jock Semple, tentou retirar a força e dizendo: "Sai da minha prova e me dê seu número de peito!", mas ela foi amparada por outros corredores que seguraram Jock, para que Kat pudesse terminar sua prova em 4h20. Infelizmente seu tempo não foi registrado oficialmente, mas foi um passo enorme para as mulheres daquela época. Em 1972 as mulheres conquistaram o direito de correr maratonas. Kat correu 35 maratonas e é autora do livro Mulher de Maratona. Um grande exemplo!.
Na próxima vou falar sobre um grupo de corredores, os Corredores de Fibra.
Até a próxima.

Running Free!!! 

domingo, 21 de outubro de 2012

Outubro Rosa

No mês de outubro em todo o mundo é o momento de usar Rosa, essa é a cor que marca o Combate Mundial ao Câncer de Mama. No Brasil, mais de 52.680 de novos casos são registrados a cada ano e 12.500 mortes ocorrem por conta do câncer. Apesar de aumentarem as taxas de sobrevida e cura, o tratamento está relacionado a perda de Densidade Óssea, Massa Muscular, Fadiga e Diminuição de Qualidade de Vida, além disso as drogas utilizadas no tratamento são Cardiotóxicas, ou seja, diminuem a função do coração. Mas o que tudo isso tem a ver com esse blog? TUDO!
Pesquisas realizadas nas Universidades de Helsinki e Alberta no Canadá, ao estudar os efeitos de um programa de 12 semanas de corrida em mulheres com Câncer de Mama, encontraram um ganho de Qualidade de Vida, no Condicionamento Cardiorrespiratório e Força muscular, bem como redução de Fadiga. Outro achado foi a manutenção de Densidade Óssea em comparação com o início do tratamento. O mesmo não ocorreu com as pacientes que não realizaram a corrida.
Outro estudo, realizado em Florença na Itália, acompanhou por quatro anos 30 remadoras, ex-vítimas do Câncer de Mama. Foi encontrado uma melhora na Função Cardíaca e  mais uma surpresa, a corrida reduziu em 50% o risco de retorno do Câncer.
Mas correr pode prevenir o surgimento do câncer? A Universidade da Carolina do Norte - EUA estudou 3.059 mulheres, de 20 a 98 anos, e encontrou que as mulheres que praticaram de 10 a 19 horas de exercício físico por semana tiveram 30% menos chance de desenvolver  Câncer de Mama.
Para contribuir com a conscientização e combate ao Câncer de Mama, são realizadas várias caminhadas/corridas, algumas exclusivas para as mulheres curadas. 
Por isso garotas, não se esqueçam de realizar o Auto-exame e continuem praticando Corrida.

Até a Próxima.



Running Free!!!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Corridas que rolam por aí: Corrida Zumbi

Galera, estou inaugurando hoje esta nova tag, que vai falar sobre corridas interessantes e inusitadas que acontecem pelo mundo. Nada melhor que aproveitar a estréia da 3ª temporada de The Walking Dead para falar dessa corrida.
No mês de outubro do ano passado, na cidade americana de Darlington, ocorreu a "Run for your lives" (Corram por suas vidas), uma corrida de 5 quilômetros em que os corredores deveriam não só completar a distância, mas se livrar de zumbis pelo caminho. A largada ocorre em um celeiro e cada corredor possui três fitas vermelhas, que são suas "vidas". 
Os zumbis são responsáveis por retirar suas "vidas", o corredor que perder suas três fitas vira um zumbi e passa a tentar capturar os sobreviventes. Como forma de dificultar o trajeto, são colocadas poças de lama, cercas e muros. Ao final são distribuídas dois tipos de medalhas. uma para os "sobreviventes" e outra para os "zumbis". Essa edição da corrida contou com a participação de 10 mil pessoas entre corredores e zumbis. Novas edições estão marcadas para a Califórnia, Flórida e Texas, espero que aconteça também no Brasil, será uma ótima oportunidade de treinar para o Apocalipse Zumbi.

Até a próxima e Fujam para as colinas!

Running Free!!!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Circuito Estações Adidas SP - Etapa Primavera

Dia 23/09 na cidade de São Paulo, aconteceu a terceira etapa do Circuito Estações Adidas. Após correr os 21 km da Golden Four Asics, e já pensando na do ano que vem, optei por investir no fundamento que tenho mais dificuldades: explosão. Correr em um ritmo muito forte (pace abaixo de 4 min/km) pra mim é muito difícil, mas para fazer os 21 km abaixo de 1h30 vou precisar sentar o tênis no asfalto, então fiz meus treinos para os 5km, e meu melhor tempo nessa distância era 22:05 em 2005 em Maceió. Essa prova também seria a estréia de dois grandes parceirões, quase irmãos, Daniel Alves e Marcus Belda nas corridas. Como sempre, chegamos cedo e fomos nos aquecer. Após isso, me posicionei na Pelotão Quênia (área de largada reservada para corredores de elite - com pace menor que 4:30min/km), foi a primeira vez que larguei nesse pelotão e estava nervoso, pois só tinha fera do meu lado e seria uma distância que sabia que teria dificuldades, ainda mais sabendo que no percurso teria uma subida. Após a largada percebi que estava certo, os caras são feras mesmo, mas encontrei meu ritmo e segui em frente. Apesar da subida consegui manter o pace. Quando estava a 1km da chegada, ainda havia pessoas correndo no sentido contrário, quando vi uma mulher correndo com um labrador novinho e ele tinha número de peito!. 
Ao final, terminei os 5km em 19:50 (pace de 3min58/Km). Foi duro, mas com sensação de vitória grande. Daniel Alves terminou os 5km em 30:28, e Marcus Belda terminou 10km em 51:55, uma ótima estréia para os dois. 
Até a próxima.


Running Free!!!

domingo, 7 de outubro de 2012

Corredores Notáveis: Fauja Singh - O Maratonista Centenário

Em 1911 na Índia nascia Fauja Singh, que em outubro de 2011 tornou-se a primeira pessoa centenária a completar uma MARATONA!
Fauja Singh não tinha lastro esportivo, apenas hábitos saudáveis e estilo de vida simples e por incrível que pareça começou a correr quando tinha 89 anos. Ele relatou que após a morte de sua esposa e seu filho, ele precisava de um objetivo na vida, e a corrida lhe proporcionou uma nova vida.  
A corrida, segundo ele é uma ótima oportunidade para conhecer lugares e pessoas novas, além disso trouxe mais vitalidade e foco na sua rotina. Fauja Singh terminou a Maratona de Toronto em 8 horas e 11 minutos.
Hoje ele ainda está vivo e pretende correr novas maratonas. 
Um ótimo exemplo para todos nós.
Na próxima, Kathrine Switzer a primeira mulher a correr uma maratona.

Até a próxima.

Running Free!!!