No mês de outubro em todo o mundo é o momento de usar Rosa, essa é a cor que marca o Combate Mundial ao Câncer de Mama. No Brasil, mais de 52.680 de novos casos são registrados a cada ano e 12.500 mortes ocorrem por conta do câncer. Apesar de aumentarem as taxas de sobrevida e cura, o tratamento está relacionado a perda de Densidade Óssea, Massa Muscular, Fadiga e Diminuição de Qualidade de Vida, além disso as drogas utilizadas no tratamento são Cardiotóxicas, ou seja, diminuem a função do coração. Mas o que tudo isso tem a ver com esse blog? TUDO!
Pesquisas realizadas nas Universidades de Helsinki e Alberta no Canadá, ao estudar os efeitos de um programa de 12 semanas de corrida em mulheres com Câncer de Mama, encontraram um ganho de Qualidade de Vida, no Condicionamento Cardiorrespiratório e Força muscular, bem como redução de Fadiga. Outro achado foi a manutenção de Densidade Óssea em comparação com o início do tratamento. O mesmo não ocorreu com as pacientes que não realizaram a corrida.
Outro estudo, realizado em Florença na Itália, acompanhou por quatro anos 30 remadoras, ex-vítimas do Câncer de Mama. Foi encontrado uma melhora na Função Cardíaca e mais uma surpresa, a corrida reduziu em 50% o risco de retorno do Câncer.
Mas correr pode prevenir o surgimento do câncer? A Universidade da Carolina do Norte - EUA estudou 3.059 mulheres, de 20 a 98 anos, e encontrou que as mulheres que praticaram de 10 a 19 horas de exercício físico por semana tiveram 30% menos chance de desenvolver Câncer de Mama.
Para contribuir com a conscientização e combate ao Câncer de Mama, são realizadas várias caminhadas/corridas, algumas exclusivas para as mulheres curadas.
Por isso garotas, não se esqueçam de realizar o Auto-exame e continuem praticando Corrida.
Running Free!!!