
A Planilha de corrida é baseada em princípios que regem os efeitos do exercício físico sobre o organismo.
Basicamente, existem três tipos de treinamento:
1º - Intervalado: Esse tipo de treinamento é usado para se ganhar velocidade, pois esse treino estimula o metabolismo anaeróbico (aquele que não utiliza oxigênio) aumentando a eficiência da captação de oxigênio para o músculo, isso faz com que você consiga manter uma velocidade maior durante mais tempo. Na planilha ele virá sob forma de treinos com variação de ritmo ou até com intervalos.
2º - Longo: Esse treinamento é usado para se ganhar distância. O metabolismo predominante é o aeróbico. Existe uma faixa ótima de treinamento que varia de 60-90 % da Frequência Cardíaca Máxima para utilização deste tipo de metabolismo. Na planilha ele terá forma de treinos longos com uma intensidade de moderada a um pouco forte, mas não máxima.
3º - Regenerativo: É um treino mais leve e mais curto. Serve para fazer um descanso ativo. Ele atua na remoção mais efetiva do lactato sanguíneo.
Outra coisa importante é notar que os treinos no começo são mais curtos e menos intensos e vão aumentando gradualmente e nas ultimas semanas os treinos voltam a ser mais curtos e leves formando uma curva em forma de hipérbole.
A planilha na maioria das vezes tem uma prova alvo e ela é pensada para se obter o melhor desempenho possível. As primeiras semanas servem como período de adaptação e vai evoluindo para o ganho de potência aeróbica e anaeróbica até o ápice da curva. Nas últimas semanas existe o polimento das habilidades obtidas na planilha.
Então, espero ter solucionado algumas dúvidas.
Até a próxima.
Running Free BR!!!!