domingo, 24 de março de 2013

CorreDORES: Canelite.

Este post é um pedido da minha amiga Carolina Soares, que está se iniciando na corrida, capitaneada pela minha esposa Wesla. Ao final dos treinos vem aparecendo uma dor na parte anterior da perna.
A Canelite, como comumente é conhecida a Síndrome do Estresse Tibial, é uma inflamação dos tecidos adjacentes à tíbia ou mesmo do próprio osso. A dor costuma aparecer após os treinos e piora às movimentações do tornozelo. 
As causas mais comuns são Hiperpronação do pé durante o gesto esportivo, Tênis inadequado para a pisada, Tênis muito rodado (mais de 400 km a depender do fabricante), Desequilíbrio muscular, Pisos irregulares e muito rígidos e Repouso inadequado.
Antes de tratar é melhor prevenir, como usar tênis adequado para a pisada, respeitar os dias de descanso, trocar de tênis a cada 400 km, além de ter mais de um par para uso nos treinos, já que os fabricantes afirmam que o sistema de amortecimento demora 24 horas para se recuperar, além de realizar trabalhos de força muscular global e se possível correr em terrenos suaves, como terra batida e grama, se não é possível, é melhor correr na asfalto do que no concreto.

O tratamento envolve o princípio do RICE que ajuda no tratamento da inflamação e edema:

R (Repouso): O Repouso permite que as estruturas lesadas se recuperem mais rapidamente, mas isso não significa que você precise ficar em casa no sofá, apenas deve haver restrição da atividade que desencadeou a lesão;
I (Ice - Gelo): O Gelo possui propriedades anti-inflamatórias, além de ser analgésico e prevenir lesões secundárias. O uso deve ser de 15 a 20 minutos, 3 vezes ao dia no local dolorido;
C (Compressão): A Compressão reduz o edema, isso acelera o processo de recuperação e;
E (Elevação): Melhora o retorno venoso, auxiliando na redução do edema.

Além disso, o processo de Reabilitação é essencial. Sessões de Fisioterapia envolvendo treinos funcionais, alongamentos e fortalecimentos são essenciais para reequilibrar a musculatura. Com a musculatura preparada, a probabilidade de reincidência da lesão é menor.

 Então Carol, já sabe o que fazer, mas não desista de correr.

Até a próxima.

Running Free!!!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Corridas que rolam por aí: Bouncing Buns Run


Na cidade de Palmerton, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, ocorre uma corrida muito interessante. 
Anualmente no Resort Sunny Rest alguns corredores se juntam para participar da Bouncing Buns (em tradução livre soa algo como Bumbuns balançantes), onde o único acessório permitido é o tênis, mas pode correr descalço se quiser "maior" contato com a natureza. A corrida ocorre desde 2010 e ano passado já contou com 161 corredores naturistas. São 7 km ao redor do resort, que é dedicado ao naturismo. O conceito da corrida é mesmo a diversão, já que não há premiação em dinheiro, uso de chips de cronometragem e até mesmo número de peito, a identificação é feita na lateral da perna. 

O troféu é dado aos melhores corredores por faixa etária e é um bebê pelado. Nada mais justo.


 








Não existem provas semelhantes no Brasil, mas quem sabe um dia? 

Até a próxima. 

 Running Free!!!